Futebol de Base
08/12/2013
Tiva conquista a Copa Espírito Santo Sub-17 e Sub-15
Base da Desportiva Ferroviária termina 2013 com cinco títulos. Um feito que mostra a qualidade do trabalho desenvolvido para o futuro do clube.

Henrique Montovanelli

Assessoria de Imprensa - Desportiva Ferroviária

 

A Tiva termina 2013 com mais dois títulos importantes. As categorias Sub-17 e Sub-15 conquistaram, neste sábado, os títulos da Copa Espírito Santo, de maneira invicta. Com o feito, a Desportiva soma cinco títulos nas divisões de base no ano, além de um vice-campeonato. As finais aconteceram no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, Vitória.

 

Podendo perder por um gol de diferença, devido ao resultado de 3 a 1 fora de casa, o  Sub-17 empatou com o Real Noroeste por 0 a 0. O mesmo placar se repetiu na final do Sub-15, que encarou o clássico contra o Rio Branco, vencido no primeiro jogo por 1 a 0.

 

“Todo título é importante, ainda mais da forma que foi. Você ser campeão com duas categorias na mesma competição, e invicto, o sabor é dobrado. Fico feliz, mas o mérito na verdade é dos jogadores. As dificuldades existem e foram superadas. Você via a força de vontade dos meninos, que acreditaram no que eu vinha falando. Que a Desportiva possa investir ainda mais nesses grupos, porque vai ter retorno. São jogadores de qualidade e que em, dois , três ou quatro anos podem estar no time profissional”, comemora o treinador Rodrigo Calixto, ex-jogador da Desportiva e responsável pelas categorias infantil e juvenil, desde 2012, ao lado dos auxiliares Ademir Dantas e Ronilson Chagas.

 

Além das taças levantadas neste sábado, em 2013, as categorias de base da grenás já conquistaram três títulos, além de um vice-campeonato. Em junho, o Sub-17 venceu o Capixabão em cima do G.E.L., e o Sub-15 chegou à final contra o São Mateus. O juvenil ainda levou o título da Copa dos Campeões diante do Ypiranga em janeiro. A conquista do time Junior, comandado pelo técnico Thiago Nogueira, veio na Copa Espírito Santo Sub-20, contra o São Mateus, em outubro.

 

Pedro Soares avalia a importância das conquistas


O gerente de futebol da Desportiva, Pedro Soares, também responsável pelas categorias de base do clube, analisa o significado dos títulos para o trabalho de reestruturação que a Tiva vem passando desde o seu retorno, em 2011.  

 

“Os títulos de hoje fecham o ciclo de um ano mágico para nós, onde o clube ganhou tudo que podia ganhar. Foi campeão em todas as categorias, incluindo o profissional e ainda tem a confirmação que a Austrália vai treinar no nosso estádio para a Copa do Mundo. A Desportiva está mostrando que está no caminho certo, com todas as dificuldades, e os resultados dentro de campo ajudam muito. É um ano para ser muito comemorado por todos nós e isso aumenta a responsabilidade para 2014, ano que achamos que também será de muita alegria”, avalia.

 

O dirigente também reconhece o grande trabalho realizado pelos profissionais que trabalham nas categorias de base do clube. “Calixto, Ademir, Ronilson, Thiago e Rodrigo (preparador físico do Sub-20) foram importantíssimos nesse processo. Mostra o quanto estão trabalhando bem e o quanto são comprometidos com o clube. É fantástico o que eles fizeram. Hoje foi uma felicidade enorme. Os atletas superaram a questão de um campo adequado para treinar com a reforma no nosso estádio, e demonstraram muita vontade de vencer”.

 





Veja mais:

01/05/12 - Decisão no Sub-20: Desportiva vai para os penaltis contra o Vasco da Gama
08/12/13 - Tiva conquista o título da Copa Espírito Santo Sub-20
17/06/12 - São Mateus vence a Desportiva e conquista o Capixabão Sub-17
02/05/12 - Categorias 12/13 e 14/15 são eliminadas nos penaltis na A Gazetinha
08/12/13 - Tiva conquista a Copa Espírito Santo Sub-17 e Sub-15

    veja lista completa

Copa ES 2017 (CHAVE B)
Desportiva Ferroviaria
Espirito Santo Futebol Clube
30/09/2017
15:00
Estádio Engenheiro Araripe
1Desportiva Ferroviaria 19 8 6
2Clube Atlético Itapemirim 3 2 1
3Vitória Futebol Clube 1 2 0
4Espirito Santo Futebol Clube 0 0 0
DES
0 x 1
CAI
SCBC
0 x 6
DES