Sala de Imprensa
30/11/2015
Tiva estende parceria com núcleo de Educação Física da UVV
Além dos testes físicos no Laboratório de Fisiologia do Núcleo de Biodinâmicas das Atividades Corporais (NUBAC), alunos de Educação Física da UVV farão estágios na Desportiva

Henrique Montovanelli

Assessoria de Imprensa - Desportiva Ferroviária 

 

Depois de firmar acordo para utilização da estrutura do Laboratório de Fisiologia, a Desportiva Ferroviária estende a parceria com o Núcleo de Biodinâmicas das Atividades Corporais (NUBAC), da Universidade Federal de Vila Velha (UVV). Além da realização de testes físicos no início da pré-temporada grená, os alunos do curso de Educação Física vão estagiar na comissão técnica da Tiva, para preparação física, tática e de goleiros, acompanhando treinos, testes físicos e o dia a dia do clube.

 

O elenco realiza os testes físicos no Laboratório de Fisiologia, no dia 15 de dezembro, dividido em dois grupos, um matutino, às 8h30, e outro vespertino, às 14h. Moderno e com toda a estrutura necessária, o espaço disponibilizado será utilizado para a comissão técnica ter o diagnóstico físico dos atletas, que serão submetidos aos testes de Força Máxima, Anaeróbio Wingate, Impulsão Vertical e Horizontal, e o famoso deste de Ergoespirometria de esforço cardiopulmonar, realizado com esteira e máscara. Os exames serão acompanhados pelo fisiologista da UVV, Dr. Miguel Ângelo, e por alunos da universidade. No dia 16, todo o elenco realiza os testes físicos de campo, também com a presença dos estudantes, ainda sem horário e local definidos.

 

“Vamos fazer testes de potência e capacidade aeróbia e anaeróbia, e cardiopulmonar, uma avaliação fisiológica dos atletas, e a partir disso traçar o melhor plano de intervenção física para os atletas. É um diferencial permitir que alunos de educação física tenham essa vivência no futebol para que a gente possa, no futuro, fomentar para o estado profissionais que tenham capacidade de trabalhar de uma forma mais atual no esporte. Vai permitir que o preparador físico tenha o diagnóstico individualizado de cada atleta, com dados fisiológicos, o que é importante para que ele possa definir a carga de treino exata para cada um”, explica Dr. Miguel Angelo.

 

O estudante Carlos Magno da Rocha, de 25 anos, está no sexto período de Educação Física e gostou da novidade na grade de ensino, podendo ter uma nova experiência profissional, pouco antes de se formar. “Para minha formação vai ser de grande importância, pois pretendo trabalhar na área do futebol, e a partir desse estágio vou poder ter uma visão melhor para quando já estiver formado. Os times do nosso estado não tem uma estrutura tão boa, então é importante compartilhar essa vivência, entre alunos e profissionais, podendo ajudar no dia a dia dos treinamentos”, afirma.

 

A Desportiva Ferroviária vai tentar, ainda, expandir a parceria com a instituição de ensino para outras áreas fundamentais no futebol, como nutrição, fisioterapia e psicologia. 





Veja mais:

24/04/17 - Reapresentação com novidades
05/06/17 - Tiva busca a vitória no fim e vence fora de casa
05/12/13 - Desportiva inicia terceira etapa da preparação para 2014
22/02/16 - Tiva empresta Heron e fecha parceria com São Paulo
03/07/15 - Tiva profissionaliza o zagueiro Sávio
06/03/16 - Locomotiva diferente contra o Doze
13/05/16 - Tiva renova com mais seis campeões
18/06/14 - SUB-20: Tiva goleia o Linhares e conquista o título estadual
11/10/14 - Tiva perde em casa para o Cachoeiro
13/07/16 - Tiva x URT: Venda de ingressos começa amanhã

    veja lista completa

Campeonato Capixaba 2018
Vitória Futebol Clube
Desportiva Ferroviaria
10/03/2018
15:00
Salvador Costa
1Desportiva Ferroviaria 13 8 3
2Rio Branco F.C. 3 1 1
3Serra Futebol Clube 1 1 0
4Real Noroeste 1 1 0
DES
1 x 1
SFC
DFC
1 x 3
DES